Sobre nós

A UMATI foi fundada em 1982, pela escritora e poetisa Laurinda de Carvalho Araújo, com o objetivo de promover a socialização na terceira idade, visando a promoção da qualidade de vida dos idosos, combatendo a desmotivação e o isolamento.

Laurinda de Carvalho Araújo (Laurinda Fernandes de Carvalho Araújo) - Escritora; Poetisa; Professora do Ensino Básico de inexcedível dedicação; Membro de diversas associações culturais de Portugal e do Brasil; Sócia fundadora da UMATI - Universidade da terceira idade; Mãe de 13 filhos - nasceu em S. Julião de Freixo, Ponte de Lima, em 6 de Março de 1906, e faleceu na mesma freguesia, em 14 de Agosto de 1991. Foi distinguida com a Medalha de Prata atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Reunião Ordinária de 9 de Setembro de 1985.

Durante vários anos publicou no jornal "O Povo do Lima" a secção "Página Feminina" na qual publicou muitos dos seus poemas, além de outros comentários e artigos sobre os mais variados temas. Em 1971, publicou os seus primeiros livros de poemas - "Coração que sofre!..." e "Retalhos de Poesia". Seguiram-se "Apologia de S. Julião de Freixo e Suas damas de Honor", "Reminiscências do Passado", "Faúlhas do 25 de Abril", "Poesias Dispersas", "Poesias Completas para os meus 13 filhos", "O Fim da Hospedagem", "No Crepúsculo", "Poesias para os meus 30 Netos" e "Galiza - Universidade do seu povo". Publicou em prosa "Histórias da Avozinha para os Netos", "Conversa íntima com os jovens - Noivas e Casadas", "Monografia de S. Julião de Freixo e Estudo Sucinto de Anais", "Cartas... Sem Resposta" e "Monografia de S. Eulália de Rio Covo - Barcelos". Em prosa e verso, "Venha Comigo ao Rio de Janeiro". E, ainda, em teatro, de parceria com o escritor Afonso do Paço, "O Rosto da Imaginação - Comédia em 3 actos", "A Gaivota - Comédia infantil em 2 actos" e "Fantasmagorias - Tragi-comédia". Em parceria com Afonso do Paço publicou também, em poesia, "Dois Mundos - Rural e Urbano, no espaço Galaico-Minhoto", cuja capa junto reproduzimos. A poetisa Laurinda Fernandes de Carvalho Araújo nasceu em S. Julião de Freixo e era professora de Instrução Primária. Entre as entidades a que se encontrava associada, destacamos a Sociedade de Geografia e a Associação Portuguesa de Escritores, Associação de Jornalistas e Homens de Letras, o Centro de Estudos Regionais e o Centro de Estudos Sociais e Etnográficos de Viana do Castelo. Era ainda Sócia Honorária do Liceu Literário Português e do Real Gabinete Português de Leitura, do Rio de Janeiro.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora